Inside Art
Bem vindo ao Inside Art para melhor aproveitamento do fórum, registre-se e sinta-se em casa.

Estudo Tipográfico

Ir em baixo

Estudo Tipográfico

Mensagem por Sonny em Dom Ago 30, 2009 4:00 am

Olá!!
Tenho percebido que o maior problema de muitos aqui na I.A (senão o maior, um dos grandes) é a tipografia. Não apenas aqui, obviamente, mas em todo lugar. Isso é perfeitamente normal e comum, pois querendo ou não, esse assunto é extremamente complicado e "avançado". Não por precisar de mil combinações diferentes de efeitos, recursos bombásticos ou coisa parecida, mas por cobrar do Designer noções, idéias, visões e criatividade que normalmente é dificil juntar tudo no momento.

Claro que no começo meu problema não era apenas tipografia. Quando aprendi a apagar a parte branca que normalmente vêm nas renders e colar num fundo que eu mesmo fiz (com Filter>Clouds) já foi A maravilha! Abri um sorriso enorme, assinei grande "by: LeOh", tudo em branco com a primeira fonte que apareceu (Times New Roman). Com o tempo fui melhorando minhas noções, aprendendo novos efeitos e combinando o que ia aprendendo para inventar outros efeitos. Mas dificilmente acertava a tipografia, as vezes por pura cagada!

Minha intenção aqui é mostrando várias coisas que aprendi com o tempo. Tentar mostrar em uma "aula" o que demorei anos para perceber e aprender. Sei que existem muitos tutoriais infinitamente melhores do que eu poderia fazer pela internet, mas eles nunca terão a mesma visão do que eu. Assim como eu nunca vou ver as coisas como eles, porque somos pessoas diferentes, com idéias diferentes.

Tipografia é um detalhe vital para quase todos os trabalhos, não é obrigatório, mas ajuda em 90% dos casos. O problema é quando invez de ajudar, esse detalhe acaba por arruinando o trabalho. Nós, Designers, temos por objetivo criar imagens que agradem aos olhos de um observador. Portanto, um trabalho bem feito, sem tipografia pode não surpreender, mas um trabalho bem feito, com uma tipografia ruim desagrada, o que se torna uma Muralha da China entre nós e nosso objetivo.

Essa faca de duas faces pode cortar para o lado certo, e é isso que vamos tentar aprender a fazer. Milhares de fatores influenciam uma tipografia, mas alguns deles são básicos para sair da lama. São eles: Tamanho, Posicionamento, Fonte e Cor. Vou comentar uma por uma para ficar organizado e de fácil compreensão.

  • Tamanho: Assim como existem vários tipos de trabalhos, existem também vários tipos de tamanhos. É meio óbvio dizer que cada sign "pede" um tamanho diferente de letra. Se você manter na mente que tipografia deve ser, no mínimo, legível vai entender o quanto isso pode ser importante, lembrando que a tipografia dificilmente vai ser o foco do trabalho, cuide com isso. Considero o mais fácil dos itens, pois todos têm por instinto uma leve noção de tamanho.

  • Posicionamento: Esse é um detalhe interessante. Porfavor, peço a todos que abram a cabeça!!!! Você não vive numa bolha, não tem limites mentais, precisa ter horizontes mais distantes do que as paredes do seu crânio! Onde está escrito que tipografia é horizontal? Vertical? Inclinada? Em nenhum lugar! Isso porque não há regras, o diferente é inovador, o inovador é arte! As melhores composições tipográficas que já vi, eram palavras com diferentes ângulos entre eles (Uma palavra na horizontal, outra na vertical...).

    (Para mudar a angulação da tipografia basta selecioná-la e apertar "Ctrl+T", depois é só girar e apertar Enter)

    Nem preciso dizer que além da angulação, o local exato onde você vai escrever é vital né? A nossa sorte é que algumas signs têm muitos lugares "perfeitos" para colocar. O nosso azar é que algumas não tem nenhum, aí entra sua criatividade. Vou demonstrar com um exemplo simples de ser entendido, que é um trabalho já antigo meu.

    Exemplo 1
    Spoiler:

    Exemplo 2
    Spoiler:

    Notem que a primeira está completamente autista! A impressão que dá é que a mulher está olhando deslumbrada para a palavra "burn" na frente dela. Por isso que tipografia é algo difícil, não tem fórmula! Eu poderia dizer que ela deve ser colocada no espaço vazio da sign para ocupar o espaço e na horizontal. Se isso fosse regra, eu colocaria como no exemplo 1.

    No exemplo 2 eu girei a palavra 90º (colocando-a "de pé") e posicionei no canto inferior direito da sign. Mas porquê? Caiu kétixupe na minha calça, eu fiquei rebelde e resolvi inventar moda? Não! Fiz isso porque o foco da sign é o cabelo de fogo da mulher, não a tipografia, que nesse caso é apenas uma "vírgula". Não quis que fosse expressivo, mas quis que fosse presente, entende?

  • Fonte: Cada trabalho tem um estilo, como todos devem saber, o que é bonito tem harmonia. Sempre foi e sempre será assim. Misture 3 cores ridículas e terá um resultado ridículo, isso porque certas cores não interagem entre si. Se não interagem não são capazes de formar uma imagem agradável aos nossos olhos e se isso acontece, tem algo errado.

    Isso que eu falei agora é uma simples reflexão que você deve assimilar para lembrar sempre que cada tipo de trabalho pede uma fonte diferente. Trabalhos leves geralmente usam fontes finas, que inspiram leveza. Trabalho carregados pedem fontes mais arrojadas, pois uma fonte fraca ficaria perdida em meio a tantos efeitos. Ficou difícil entender? Vamos aos exemplos: (Comentários inseridos nos spoilers)

    Exemplo 1
    Spoiler:

    Pronto, eis uma sign em que a tipografia é leve e o resto carregado. Pergunto: A tipografia acompanhou o nível da sign? No meu ponto de vista, não, pois, tanto a render quanto o background estão carregados de efeitos: renders C4D, smudge, blending modes, filters... No caso, as cores da sign impossibilitam que a tipografia apareça, facilmente, com qualidade. Acha que na horizontal ficaria melhor? Veja o "Exemplo 2".

    Exemplo 2
    Spoiler:

    Vou aproveitar o gancho para dar mais um pitaco no critério de base "Posicionamento". Eu disse que às vezes é necessário colocar a tipografia em outros ângulos para que fique melhor. Esse é um exemplo. O smudge parece "brigar" com a tipografia, apenas uma das duas prevalece, e isso é falta de harmonia. Você teria que escolher entre um efeito completo ou arriscar uma tipografia boa, sacrificando um pelo outro.

    Talvez isso seja uma questão de fonte, não? Vejamos:

    Ótimo, fonte forte! Realmente ficou melhor, não? Mas será que ficou do melhor jeito que poderia ficar? Não ficou meio comum? Veja a "Conclusão"

    Conclusão
    Spoiler:

    Pronto, percebam que com a tipografia deslocada em 90º e posta no canto médio-inferior esquerdo, a idéia de "desintegração" da render continua à todo vapor, logo, todo o objetivo do projeto dessa sign continuou intacto. Por outro lado, a mesma fonte, tamanho e cor do exemplo 2 estão agora posicionados diferentes, ganhando o fator "inovação" também.


    PS: Cuidado no quisito "inovação". Usem de bom-senso, disse para tentarem fugir do "muito comum", espero que entendam o que quis dizer.

  • Cor: Parece o mais fácil dos três, mas não passa nem perto disso. Muitos outros detalhes são mais fáceis na prática do que analise de cor. O mais comum é ver o pessoal usando preto ou branco. Com frequência é, de fato, a melhor opção! Mas isso porque são cores neutras e a maioria das renders e dos backgrounds apresentam essas cores! Mas se a sign tem como cor dominante o marrom e você coloca preto, fica desconfortável, mesmo sendo cores escuras.

    Como é difícil guardar e manter a idéia da harmonia em todos os aspectos de um trabalho artístico, minha dica é sempre usar na tipografia cores que estão presentes no trabalho (no caso de trabalhos pequenos como signs e avatares) ou que combinam com o mesmo (no caso de trabalhos maiores que signs).

    (Óbviamente que nem sempre isso funciona, mas não é um manual, é um estudo, portanto são dicas, para que você entenda como deve pensar.)
Ufa, pior que aula de matemática, né?

Quero que fique bem claro que eu não sou perfeito por falar sobre esse assunto, tentem assimilar o que eu disse, aproveitar o que julgarem produtivo. Eu disse várias vezes e repito: existem muitos designers por aí quem sabem muito mais do que eu sobre esse e todos os outros assuntos. Porém, essa é a minha opinião, e os meus conhecimentos. Como os pronomes possessivos já dizem: é uma opinião apenas minha, conhecimentos apenas meus.

Preciso que entendam mais uma coisa, talvez a mais importante: eu vejo a tipografia como a parte mais difícil dos trabalhos. Ela traz a mensagem, é o elo entre o que você pensou e o que o observador vai pensar. Se esse elo estiver errado ou imperfeito, poucos vão entender o que você quis dizer, a sua idéia. Por ser tão complicado, você precisa entender que não é só escrever e pronto. Pode não demorar tanto, mas também pode levar muito tempo. Nesse trabalho do Batmane eu fiquei muito tempo pensando em como fazer uma tipografia legal. Gostei do resultado mas despendi muito tempo para alcançá-lo.

Aqui eu postei apenas alguns conceitos, os mais básicos, na minha opinião. O mundo da tipografia é muito amplo, eu mesmo não conheço nem metade dele. Estarei estudando para tentar trazer mais novidades sobre o assunto em breve.

Seu treino e sua dedicação fazem o Designer que você é.

Comentem,
/Sny
avatar
Sonny
Membro I.A
Membro I.A

Respeito as Regras :

Mensagens : 169
Créditos : 3345
Reputação : 17
Data de inscrição : 26/08/2009
Idade : 25
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Estudo Tipográfico

Mensagem por Phoenix em Dom Ago 30, 2009 7:25 am

Valeu sonny , ajudou muito
avatar
Phoenix
Membro I.A
Membro I.A

Respeito as Regras :

Mensagens : 56
Créditos : 3226
Reputação : 0
Data de inscrição : 19/08/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Estudo Tipográfico

Mensagem por Pavão em Dom Ago 30, 2009 9:15 am

Muito útil .ótimo post sonny.

_________________
.
Galera voltei
avatar
Pavão
Moderador
Moderador

Respeito as Regras :

Mensagens : 199
Créditos : 3394
Reputação : 3
Data de inscrição : 17/08/2009
Idade : 30

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Estudo Tipográfico

Mensagem por MarioWorld em Dom Ago 30, 2009 10:47 am

OPA VALEU ! SOU RUIM EM TIPO
avatar
MarioWorld
Membro I.A
Membro I.A

Respeito as Regras :

Mensagens : 88
Créditos : 3257
Reputação : 1
Data de inscrição : 20/08/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Estudo Tipográfico

Mensagem por Razor em Dom Ago 30, 2009 7:57 pm

Eu não gosto de colocar tipografia nas imagens/signs/avatares que faço, gosto que a imagem fale por si mesma ;d

_________________


avatar
Razor
Moderador
Moderador

Respeito as Regras :

Mensagens : 184
Créditos : 3367
Reputação : 3
Data de inscrição : 18/08/2009
Idade : 22

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Estudo Tipográfico

Mensagem por Logan em Seg Ago 31, 2009 10:29 am

Muito bom este tutorial,bela explicação
avatar
Logan

Respeito as Regras :

Mensagens : 95
Créditos : 3252
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/08/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Estudo Tipográfico

Mensagem por Marques em Seg Ago 31, 2009 1:20 pm

Opa show de bola esse tutp;
avatar
Marques
Membro I.A
Membro I.A

Respeito as Regras :

Mensagens : 119
Créditos : 3281
Reputação : 0
Data de inscrição : 23/08/2009
Idade : 31

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Estudo Tipográfico

Mensagem por raphanaru em Seg Ago 31, 2009 1:27 pm

òtimo kra ta d+!
avatar
raphanaru
Designer
Designer

Respeito as Regras :

Mensagens : 409
Créditos : 3584
Reputação : 13
Data de inscrição : 26/08/2009
Idade : 25
Localização : Aquela casa alid o lado daquela outra xP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Estudo Tipográfico

Mensagem por Freedom em Ter Set 01, 2009 1:21 pm

que legal valeu por explicar clown king
avatar
Freedom

Respeito as Regras :

Mensagens : 26
Créditos : 3179
Reputação : 0
Data de inscrição : 31/08/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Estudo Tipográfico

Mensagem por Warfare2 em Ter Set 01, 2009 5:38 pm

Tutorial nota 10
avatar
Warfare2
Membro I.A
Membro I.A

Respeito as Regras :

Mensagens : 109
Créditos : 3272
Reputação : 0
Data de inscrição : 21/08/2009
Idade : 32
Localização : SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Estudo Tipográfico

Mensagem por FlavioBurn em Qua Set 02, 2009 10:15 pm

Muito bem explicado parabéns sonny
avatar
FlavioBurn
Membro I.A
Membro I.A

Respeito as Regras :

Mensagens : 65
Créditos : 3230
Reputação : 0
Data de inscrição : 18/08/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Estudo Tipográfico

Mensagem por Lost em Qui Set 03, 2009 11:38 am

Parabéns sonny tutorial nota 10 mesmo.

_________________
.


Msn: palhaverde@hotmail.com
avatar
Lost
Moderador
Moderador

Respeito as Regras :

Mensagens : 133
Créditos : 3328
Reputação : 3
Data de inscrição : 18/08/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Estudo Tipográfico

Mensagem por >>Anger Dark<< em Qui Set 03, 2009 8:38 pm

Bem intereçante Sonny, obrigado!!
Abs... -_-
avatar
>>Anger Dark<<
Membro I.A
Membro I.A

Respeito as Regras :

Mensagens : 44
Créditos : 3216
Reputação : 4
Data de inscrição : 18/08/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Estudo Tipográfico

Mensagem por matheusxfx em Sab Set 05, 2009 4:33 pm

olha como dito tutorial nota 10
avatar
matheusxfx
Membro I.A
Membro I.A

Respeito as Regras :

Mensagens : 76
Créditos : 3227
Reputação : 1
Data de inscrição : 05/09/2009
Idade : 23
Localização : céu azul/paraná

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Estudo Tipográfico

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum